O FIFA está se tornando um jogo ruim?

Ultimamente tenho estado a refletir sobre o que a EA tem dado ao público de FIFA. Que produto final temos recebido em mãos?

Está o FIFA se tornando um jogo ruim?

Jogo FIFA a mais ou menos 9 anos. Migrei para o FIFA após passar longos anos no PES e por constatar que minha experiência de jogador de futebol virtual teria muito mais proveito.

Não sou nenhum jogador profissional ainda, mas creio que pela bagagem de gameplay que possuo penso ser possível fazer essa abordagem criteriosa e crítica daquilo que investimos. Daquilo que era para se resumir em momentos de felicidade e descontração, e não em momentos de raiva, e principalmente, parecer que estamos sendo ludibriados pelo sistema.

Venho acompanhando nos fóruns, nas mídias sociais de modo geral e grupos relacionados ao FIFA que o descontentamento é geral. Não são apenas casos isolados aqui ou outro ali. Ainda mais em se tratando de comentários dos próprios pro players que se dedicam com afinco no jogo. Partidas manipuladas? Gameplay ruim? Bugs escandalosos? Handicap?

Esses são entre outros aspectos os motivos de discussões frequentes dos “fifeiros”. O que se quer, é um jogo que invista menos em interfaces, menus interativos, propagandas, e se focasse em nos entregar a famosa receita do “feijão com arroz” com uma gameplay ótima, mecânicas intuitivas, IA melhorada, etc… E que acima de tudo que nossos resultados sejam medidos por aquilo que sabemos dentro das quatro linhas do jogo e não por manipulações de resultados. Porque não somos apenas meros jogadores.

 

Nós somos mais que jogadores…


Somos acima de tudo consumidores. Investimos recursos por um produto caro e o mínimo que esperamos receber é um produto que contenha conteúdo e entretenimento aceitável em todos os aspectos. Coisa básica de se fazer por sinal. Há uma maioria que no sentido pleno da palavra estuda o FIFA. Faz anotações dos jogos e resultados, estuda as estatísticas, formações e táticas personalizadas, e outros que vivem do FIFA financeiramente falando.

Há quem diga que o FIFA 18 já seria até então o pior FIFA produzido pela EA. Nesse caso é algo para se analisar posteriormente. A pergunta que se faz é: por que a EA fecha os olhos e ouvidos diante de tudo isso? São reclamações não tão atuais assim. Até mesmo externam e ratificam que precisam melhorar. Então onde estão as mudanças prometidas de um FIFA para outro?

A única conclusão que se pode chegar é que ainda assim o FIFA é o simulador de futebol mais jogado e popular mesmo com esse vários problemas. O que leva a crer que a EA anda na esteira do “está ruim, mas é bom”. Por fim, esperamos que as coisas mudem para melhor em respeito a grande comunidade mundial de FIFA, e que a EA nos entregue não um jogo perfeito, mas algo decente, apreciável e honesto.

Essa é a minha opinião… Mas qual é a sua? Deixe aqui embaixo nos comentários!

Os 10 Maiores Segredos dos PRO Players de FIFA

João Sampaio

Olá! Meu nome é João e sou o fundador da FIFA Escola. Aqui você vai encontrar conteúdo que vai ajudar a mudar o seu jogo de verdade ;)

Website: https://fifaescola.com.br/